23 ago
Transporte
TRANSPORTE DE LÍQUIDOS: CUIDADOS E PARTICULARIDADES

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o transporte de cargas perigosas refere-se à movimentação de produtos de natureza química, biológica ou radiológica e que são nocivas ao meio ambiente e ao ser humano. A Resolução 5.232/16 e a Resolução 5.848/19 trazem informações acerca do regulamento do transporte rodoviário no país e lista quase 3 mil mercadorias que são enquadradas como cargas perigosas.

Assim, por medida de segurança, os produtos são classificados de acordo com sua natureza. Dessa forma, em caso de vazamento ou perda, é possível tomar as medidas corretas a fim de não piorar a situação. Veja a divisão:

explosivos: substâncias que produzem gases e calor, como pólvora ou nitroglicerina;

gases: esses produtos dispersam-se facilmente e não apresentam odor ou cor, como gás de cozinha, cloro e amônia;

líquidos inflamáveis: esses produtos geram reação de combustão em alta temperatura. Isso ocorre com os combustíveis, como gasolina, álcool e óleo diesel;

sólidos inflamáveis: essas substâncias se tornam inflamáveis com o atrito ou contato com chamas, como o enxofre;

substâncias tóxicas: produtos químicos capazes de causar danos sérios à saúde do ser humano, como os pesticidas;

material corrosivo: seja no estado líquido seja no estado sólido, os materiais corrosivos causam queimaduras ao entrar em contato com a pele, como o ácido sulfúrico e hidróxido de sódio.

material radioativo: utilizados na área industrial e no setor hospitalar, esses elementos liberam radioatividade e precisam ser transportados em contêineres blindados de chumbo que garantam que a radioatividade não se espalhe.

Cada uma dessas categorias precisa de cuidados e equipamentos específicos para seu transporte e podem ser identificadas facilmente pelas placas/rótulos obrigatórios na carroceria do caminhão.  Por esse motivo algumas recomendações são essenciais que sejam observadas, são elas:

Ter cuidado – esse cuidado vale para todos os dias de trabalho e também para qualquer tipo de carga, mas ganha importância especial no caso das cargas perigosas. Deve-se colocação muita atenção ao dirigir e nunca realizar manobras que possam colocar a carga e o motorista em risco, a forma mais segura é exercer a direção defensiva;

Utilizar todos os EPI’s obrigatórios – deve-se utilizar todos os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) exigidos para cada tipo de carga, tanto no momento do transporte quanto no manuseio. Além de o motorista estar sempre seguro caso algum incidente aconteça durante a carga e descarga ou até no transporte, ainda fica livre de multa que pode ser aplicada, caso a regulamentação para o translado de determinada carga não esteja sendo seguida;

Uso das embalagens corretas – produtos perigosos requerem embalagens específicas para seu transporte. Essas embalagens garantem que o produto transportado não reaja, por exemplo, com o material de armazenamento e cause algum problema. As embalagens devem, obrigatoriamente, conter a marcação do produto transportado e seus perigos, também deve haver uma diferenciação de cor bastante chamativa, para evitar o manuseio ou desembarque errôneo da mercadoria.

Para que seja possível transportar líquidos, há alguns critérios de exigência a serem seguidos, além dos documentos que são habituais ao transporte de cargas, veja quais são as demais exigências:

certificado de conclusão do curso TPP (Transporte de Produtos Perigosos) do motorista;

originais do CTPP ou do CIPP (Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos) e, no caso de transporte a granel, do CIV (Certificado de Inspeção Veicular);

declaração do expedidor conforme normas ANTT;

guia de tráfego quando o produto for regulado pelo Exército;

plano de emergência em caso de carga explosiva.

Também é preciso ficar atento às restrições de circulação: o transporte de cargas perigosas não pode ser feito nas proximidades de áreas de grande densidade populacional, próximos a reservatórios de águas e rios e ou áreas de proteção ambiental, segundo o artigo 15 da Resolução 3665/2011 da ANTT.

Portanto, observamos que há diferentes categorias de transporte de cargas perigosas e cada produto tem características distintas e o transporte de cada uma delas requer muita perícia e conhecimento técnico. Por esse motivo essa prestação de serviço requer muito cuidado e técnica, e é fundamental optar por uma transportadora que entende a relevância do serviço e tem conhecimento técnico e prática para operá-lo, a VIDAL, oferece o transporte de líquidos em tanques especiais.

Para mais informações sobre nossos serviços de transporte contate-nos:

Matriz Erechim (54) 3861-7100

Base Cascavel (45) 3326.0697

Base Rondonópolis (66) 3426.9333

Fontes consultadas:

https://blog.sempararempresas.com.br

https://avepbrasil.com.br/blog/

https://www.latinocargas.com/blog/

Gostou desse conteúdo? Foi importante pra você?

Deixa seu comentário em nosso blog, dê sugestões sobre assuntos que gostaria de ler por aqui e encaminhe o link para os seus amigos manterem-se informados também!

Voltar
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!