11 jun
Informativo
ROUBO DE CARGAS VOLTA A CRESCER NO BRASIL

A afirmação é da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística). Foi a primeira alta desde 2017 e, no total, o prejuízo financeiro chega a R$ 1,27 bilhão, no último ano. O aumento em 2021 foi de 1,7% no país, totalizando o registro de 14.400 ocorrências.

A região com o maior número de ocorrências foi a Sudeste, com 82% dos casos. Em seguida aparece o Sul com 6,82%, seguida do Nordeste 5,44%, do Centro-Oeste 3,66%e do Norte 1,42%.

As mercadorias mais procuradas pelas quadrilhas e grupos criminosos são alimentos, combustíveis, produtos farmacêuticos, autopeças, materiais do setor de têxteis e de confecção, cigarros, eletroeletrônicos, bebidas e defensivos agrícolas; produtos com grande procura no mercado clandestino.

De acordo com o vice-presidente de segurança da NTC&Logística, Roberto Mira, o aumento de roubos se deve, em boa parte, ao retorno da atividade econômica, prejudicada por conta da pandemia. “A volta das atividades inevitavelmente aumentaria o fluxo de mercadorias nas rodovias e, por conseqüência, dos roubos e dos furtos de carga. Sobretudo com a inflação elevada, por causa de fatores internos e externos, certos produtos ficaram muito valiosos e atrativos para os grupos organizados”, avalia.

Algumas quadrilhas introduzem um integrante como “motorista” no quadro de funcionários das empresas. Por sua vez, este suposto motorista forja boletins de ocorrência falsificados e informam assalto, que são apresentados às empresas proprietárias das cargas, enquanto a carga é desviada. Em outros casos, os golpistas fazem a clonagem dos documentos dos motoristas utilizando-os para carregar e praticarem o delito.

Diante deste cenário, o que resta às transportadoras é ficarem atentas a alguns cuidados e saberem como se proteger deste tipo de situação. Confira nossas dicas:

– Revise se o cadastro do motorista apresenta pendências de saldo. Solicite recibos de entrega, para verificar se está regularizado com as entregas.

– Confira as documentações no sistema, verifique se a foto do motorista, a pessoa presente e a foto no sistema são a mesma pessoa). Confirme os números de telefone e celular.

-Quando estiver organizando uma ordem de frete, solicite documentos referentes aos carregadores, documentação do caminhão, implemento, comprovante de endereços, contatos de referência.

Para facilitar a conferência de dados, a Transvidal disponibiliza um sistema com uma grande base de dados de cada motorista, configurando-se como uma importante ferramenta de validação de motorista.

Através do sistema você pode verificar dados cadastrais do motorista, com isso a autenticação de dados se torna acessível para que se possa validar e garantir que o frete será corretamente direcionado.

São pequenas práticas que auxiliam no dia a dia e trazem maior segurança para transporte de cargas, assim garantindo integridade e segurança.

A tecnologia atual disponível  além de auxiliar em agilidade de contatos também se torna uma ferramenta de segurança que garante maior confiabilidade nos processos.

ALERTA – Caso extravie um documento registre imediatamente um B.O. informando. É possível registrar boletim online caso não tenha como ir diretamente à delegacia.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/business/roubo-de-cargas-voltou-a-crescer-no-brasil-em-2021-diz-associacao/

Gostou desse conteúdo? Foi importante pra você? Deixa seu comentário em nosso blog, dê sugestões sobre assuntos que  gostaria de ler por aqui e encaminhe o link para os seus amigos  que vão gostar de ler também!

Voltar
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!