18 abr
Transporte
RASTREABILIDADE E MONITORAMENTO DE CARGA

Devido o espaço territorial do Brasil e sua concentração de transporte através das rodovias  o rastreio de cargas se torna necessário para segurança do motorista e da carga.

Através do uso de tecnologia para gestão de frete temos como possibilidade o uso de GPS, radiofreqüência e telemetria.

Por meio de GPS é possível identificar a localização da carga via satélite, sendo uma solução mais fácil de encontrar nas soluções de gestão de rastreio, podendo acompanhar em tempo real e receber notificações sobre desvio de rota, é importante essa informação devido a cobertura do seguro, pois o seguro vai cobrir incidentes dentro da rota já estipulada, um desvio da rota a seguradora não é obrigada a cobrir o sinistro, com isso a transportadora e a proprietária da carga acabam tendo um problema para resolver.

No sistema de radiofreqüência a solução emite sinais da localização em ambientes ocultos, como em túneis, área que oferece risco de roubo da carga, pois no sistema de GPS pode ocorrer.

Com telemetria se acaba acompanhando mais a jornada da viagem, frenagem, velocidade e horas na estrada.

Mas entenda que estas tecnologias auxiliam na gestão de frotas, o monitoramento te apresenta desempenho e histórico e o rastreio acaba ficando dentro dos recursos de monitoramento, pois ele aponta onde esta a carga. Com estas informações também auxiliam em verificar o comportamento do motorista na direção, com base em tecnologias que avaliam o comportamento de condutores, passageiros e cargas, se evita situações de risco devido a falhas mecânicas, descuidos, fadiga e/ou ações de terceiros.

Soluções de monitoramento de frota

  • Câmeras veiculares: Realizam a captação de imagens internas ou externas, podendo contar com captação de áudio.
  • Software: Gerencia informações de eventos, imagens, localização entre outros itens. Conforme a solução ainda é possível identificar fadiga ou distração do condutor. Tais eventos são gerados no software por meio de alertas específicos, que podem ser tratados pelo gestor de frotas, que por sua vez atuará para minimizar riscos de acidentes.
Voltar
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!