28 out
Dicas
OUTUBRO ROSA É TEMPO DE DESABROCHAR NOSSO AMOR PRÓPRIO

Se rosa é amor, como pode ser considerada frágil a cor associada ao sentimento mais forte do mundo? Não faz sentido, não é?

E o mês de outubro é apenas um lembrete para dedicarmos esse amor a começar por nós mesmas, para que a saúde esteja sempre ao nosso lado nessa jornada eterna do desabrochar e nos reinventar.

Outubro Rosa também é hora de autoamor e amar nunca é demais. Importante lembrar que amor próprio é muito diferente de egoísmo, o egoísmo só pensa em si e desconsidera o outro.

A Essência feminina quando em equilíbrio é fonte de amor que começa em si e transborda aos outros, simples de entender: quando se está em equilíbrio o bem estar vem e assim transborda em amor a si e se espalha aos demais.

Nós, mulheres, cuidamos de tantas coisas ao mesmo tempo que, às vezes, esquecemos de cuidarmos de nós mesmas – mas a vida é como aquele aviso do avião: primeiro coloque a máscara em você, depois ajude as outras pessoas.

Até para cuidar dos outros precisamos ter nossa saúde e equilíbrio em primeiro lugar.

O câncer de mama é uma das doenças que mais atinge mulheres atualmente, o número de casos no Brasil e no mundo aumenta a cada ano e o que propomos é inserir os cuidados e a prevenção no nosso dia-a-dia.

Mas, se por um lado, o câncer de mama não para de crescer, por outro, a maioria dos casos tem cura quando descobertos nos estágios iniciais e são detectados pelas próprias mulheres.

Traduzindo: podemos ajudar a criar um cenário muito mais positivo. E nós vamos!

Então, vamos nos empoderar?

Autocuidado

Como você tem cuidado de você mesma? Você tem dedicado tempo à você? À sua saúde física, emocional e mental?

Autocuidado é estar atenta às próprias necessidades e buscar desenvolver hábitos que visam o próprio bem-estar. Olhar para si, observar e escolher ações e formas para cuidar das emoções e da sua saúde.

O princípio fundamental do autocuidado é que você é o centro de qualquer mudança na sua vida e na sua saúde. Você é a pessoa que mais conhece sua própria situação, sabe o que precisa para se sentir bem, o que ajuda ou atrapalha os processos de mudanças.

O autocuidado anda junto com a autoestima e amor prório. Amor próprio não significa só comprar uma roupa, um sapato ou uma bolsa nova… É muito mais que isso, começa com auto-respeito e carinho por si.

Olhar com acolhimento às suas emoções é um belo primeiro passo. Procurar ajuda profissional para aprender a lidar com emoções que se transformam em raiva, mágoas e rancor é um coadjuvante poderoso para tratar em profundidade das dores emocionais.

 Autoconhecimento

Falando mais especificamente sobre o câncer de mama, uma das principais ferramentas de prevenção é o autoconhecimento – aham, ele mesmo – de novo nos empoderando para viver melhor.

Isso porque quando observamos bem os detalhes do nosso corpo, e especificamente das nossas mamas, ficamos mais aptas a perceber qualquer irregularidade que possa ser um primeiro sinal da doença.

Mas além disso, o fato de sempre estarmos nos observando, percebendo mudanças e sinais, nos tocando, já é um ato que promove uma conexão tão profunda com o nosso corpo que é capaz de mudar nossas vidas.

Só por meio do conhecimento podemos nos tornar mulheres mais felizes, mais fortes e construir um futuro brilhante e cheio de vida.

Gostou desse conteúdo? Foi importante pra você?

Deixe seu comentário em nosso blog, dê sugestões sobre assuntos que gostaria de ler por aqui e encaminhe o link para os seus amigos manterem-se informados também!

Voltar
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!