20 jun
Dicas
OS CUIDADOS PARA O CAMINHÃO, SUAS PEÇAS E MANUTENÇÃO

Na estrada o risco é grande: são estradas em condições adversas, imprudência de motoristas de outros veículos, colegas de profissão e inúmeros outros fatores. Por esse motivo o cuidado com o caminhão é importante, para não correr o risco de ficar parado na estrada.

Entenda que, tanto caminhão quanto qualquer veículo possui dois tipos de manutenção, preventiva e corretiva, como o nome já diz: preventiva é uma prevenção e corretiva é corrigir algo que já aconteceu, é um procedimento de emergência, para solucionar este problema.

Dentro deste cenário, acompanhamos o reflexo no desgaste do caminhão. Algumas peças da mecânica do caminhão necessitam de cuidados ou até mesmo de troca mais frequente, enquanto outras têm uma vida útil mais longa. Vamos verificar uma lista de itens e cuidados para o dia a dia, itens que impactam na segurança do caminhoneiro e no seu bolso, que são dois tópicos importantes à serem considerados.

Freios – Não poderíamos listar itens de segurança, sem iniciar pelo sistema de freios. Infelizmente é comum vermos notícias que relatam que o caminhão que estava devidamente estacionado e não “brecou” como deveria e causou algum acidente sério envolvendo um ou vários veículos, ou invadindo propriedades.

A revisão do sistema de freios de maneira completa é importante, normalmente a maioria dos caminhoneiros só faz a revisão tradicional de freios. O aumento do peso da carga exige maior esforço no processo de frenagem, esse cenário em processo repetitivo desgasta o sistema, com isso a revisão é item fundamental, é recomendado ainda para não sobrecarregar o sistema de freios principal seja utilizado o freio do motor, que ajuda a controlar a velocidade do veículo.

Suspensão – A suspensão possui diferentes componentes que podem apresentar defeitos, feixe de molas, amortecedores, bolsões de ar e bandejas. Devido ao precário estado de conservação das estradas apresentarem condições adversas, somado ao peso da carga verificamos a suspensão acaba apresentando problemas de quebra ou trinca dos componentes, causando parada do veículo, interrompendo a viagem. É super válido estar com a manutenção da suspensão sempre em dia.

Motor – Item que gera grande preocupação, devido ao elevado custo de manutenção do motor e o tempo que deve ficar parado para conserto, substituição de peças ou manutenção delas. Assim como de veículos menores deve-se cuidar a quilometragem rodada para troca do óleo e peças.

Deve-se dar atenção especial ao painel do caminhão, que monitora o funcionamento de todos os sistemas assim apontando qualquer anormalidade. Deve-se cuidar do sistema de injeção de combustível, motor de partida, radiador para evitar sustos e a “boa saúde” do seu bruto.

Pneus – O fato de encontrar nas estradas muitos fragmentos de pneus é indicativo de eles são itens que sofrem grandes desgastes na estrada. Podemos listar: o abuso de velocidade nas curvas, excesso de cargas, choques nos buracos, calibragem errada e o desgaste natural do pneu.

O rodízio dos conjuntos de pneus é um item necessário e importante porque ajuda na rodagem do caminhão, assim equilibrando o desgaste e aumentando a vida útil dos pneus.

Sistema elétrico – O sistema elétrico do veículo também faz parte da segurança, por ser um indicativo visual de acionamento dos freios, também informa o bom funcionamento ou possíveis problemas técnicos de outra parte.

O sistema de luzes, que está ligado ao sistema elétrico, para direção durante a noite é garantia de segurança para o motorista, por possibilitar uma boa visão da estrada, podendo ser à uma distância maior com maior claridade prevenindo problemas com animais que cruzam a pista ou objetos jogados na estrada, já que o motorista consegue visualizar de longe e pode desviar, além de trazer segurança para outros veículos na via.

Embreagem – Por ser um mecanismo que faz parte na aceleração do veículo ou redução da marcha, é peça que faz parte do sistema de câmbio. Assim sendo um sistema que necessita cuidado de revisão.

Trava segurança de cabine basculante – É um item de segurança para o caminhoneiro, pois quando a cabine é basculada, é esse mecanismo que trava a cabine, sempre que realizar esse procedimento é necessário verificar as condições da trava e se está funcionando bem.

Estes são somente alguns itens que listamos como essenciais e que fazem parte do cuidado com o caminhão, são cuidados que se em más condições, impactam negativamente o caminhão, caminhoneiro e quem está nas vias de trânsito.

É importante deixar as manutenções em dia e o caminhão em boas condições para rodar com segurança pelas estradas e garantir uma boa viagem, livre de surpresas desagradáveis relacionadas à falta de cuidados com seu bruto. Procure seu mecânico de confiança e mantenha seu caminhão em dia é bom pra você e é bom para seus colegas de rodovia, pois garante segurança e uma viagem tranquila à todos.

Gostou desse conteúdo? Foi importante pra você? Deixa seu comentário em nosso blog, dê sugestões sobre assuntos que  gostaria de ler por aqui e encaminhe o link para os seus amigos  que vão gostar de ler também!

Voltar
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!