24 maio
Informativo
OS CUIDADOS DO TRANSPORTE DA PLUMA DE ALGODÃO

Confira quais são os cuidados na produção e no transporte que garantem a qualidade da pluma de algodão brasileira

A Transvidal iniciou nos últimos anos o transporte de uma das maiores culturas produzidas no Brasil: a pluma de algodão. O algodão está entre as fibras mais cultivadas no mundo, com presença fortíssima na China, Índia, Estados Unidos, Paquistão e Brasil. O País está entre os 5 maiores produtores e exportadores do mundo e o escoamento de toda esta produção se dá pelas principais rodovias do Mato Grosso (que responde por quase 67% da produção brasileira),Bahia, Mato Grosso do Sul e Goiás.

O desenvolvimento do Setor tem contribuído com o crescimento significativo da economia brasileira. O plantio ocorre de outubro a fevereiro, já a colheita se estende de março até agosto e exige cuidados importantes. Ela dever ser feita em clima seco, enquanto que o processo de descaroçamento e enfardamento em condições adequadas de umidade e temperatura. O cuidado com as ervas daninhas e a altura recomendada da planta para a colheita (de 1m à 1,3m) também são essenciais para evitar a proliferação de pragas e controle preventivo de incêndios.

Distribuída em mais de 180 unidades, de norte a sul do Brasil, a Transvidal é responsável, hoje, por boa parte do transporte deste insumo, que necessita de um enorme cuidado, desde o manejo da lavoura, a colheita, a armazenagem e a logística de entrega, para que o algodão atenda os padrões exigentes de qualidade das indústrias nacionais e internacionais.

Confira alguns cuidados essenciais para o transporte desta carga tão sensível.

1º Enfardamento do algodão: é um procedimento delicado, pois se trata de um produto muito importante para o comércio brasileiro. Vários cuidados são tomados para que o fardamento do algodão aconteça de maneira eficiente e mais segura possível. O indicado é utilizar sacos de tecidos de algodão ou sacos de estopas. Além disso, não deve forçar a capacidade dos sacos, ou seja, “socar” o algodão para caber mais, pois dificulta o beneficiamento da indústria e prejudica a qualidade final da fibra.

2º Armazenamento: Os fardões são a melhor maneira de armazenar a produção, por isso, recomenda-se, antes de tudo, limpar a área e retirar os talos das plantas, colocando uma camada de 5 centímetros de casquilhas de algodão, obtidas por meio das algodoeiras. O intuído é evitar que o fundo tenha contato com a terra e, dessa forma, contamine o produto. O grau de amarelamento do algodão tende a aumentar à medida que o tempo de armazenamento cresce, o período de armazenamento influencia o tipo da fibra do algodão, pois no decorrer do tempo, a tendência é que a fibra engrosse, pois isso, a agilidade no transporte é essencial.

3º Carregamento: ao colocar o algodão no caminhão, este deve ser protegido por lona plástica nova, envolvendo todo o volume com cuidado para que não haja qualquer tipo de perfuração, evitando o contato com água da chuva e/ou sujeiras. Os fardos devem ser fixados com fitas de arquear, evitando a utilização de arames ou outros materiais que podem causar faíscas, pois o algodão é um material altamente inflamável e a utilização de equipamentos metalizados pode acarretar em um incêndio em toda a carga.

Gostou desse conteúdo? Foi importante pra você? Deixa seu comentário em nosso blog, dê sugestões sobre assuntos que  gostaria de ler por aqui e encaminhe o link para os seus amigos  que vão gostar de ler também!

Voltar
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!