06 set
Dicas
MANTENDO A QUALIDADE DO SONO NA VIDA DE CAMINHONEIRO

Um dos principais causadores de morte nas rodovias é a privação do sono. Não dormir direito é um risco muito grande aos motoristas de caminhão, ônibus e a todos que transitam pelas estradas. Promover e incentivar o descanso adequado tem sido uma das principais preocupações das empresas da área de logística, pois, descansar e dormir adequadamente não é um luxo, é uma questão de necessidade.

Uma boa noite de sono ou tempo determinado de descanso é fundamental para a recuperação de forças físicas e mentais. O trabalho como motorista de frota costuma ser extremamente desgastante, não somente pelo fato de permanecer muito tempo em estado de atenção no trânsito como, também, pelo fato dos trabalhadores viverem sob pressão.

Neste sentido, é importante pensar que ao descansar as pessoas recuperam sua energia, energia que é responsável pela atenção no trânsito. Ao dormir menos que seis horas, o corpo começa a enviar sinais de cansaço e é aí que a situação pode ser bastante crítica, pois é difícil controlar o cansaço quando se está com muito sono.

Como saber quando o sono está tomando conta?

-O corpo é sábio e uma das primeiras manifestações corporais de sono é o bocejo. Bocejar muito é típico de quem está cansado e precisa fazer uma pausa para recuperar a sua energia.

-Outro sinal que aponta cansaço e demanda de sono é a falta de atenção, perder o foco do que se está fazendo, sentir que o cérebro desliga frequentemente.

-Acompanhando os sinais anteriores manifesta-se o raciocínio lento, o pensamento devagar, as reações lentas são fruto do cansaço e um verdadeiro perigo para a direção defensiva.

Agora que você já sabe quais são os principais sinais de sono, é hora de prestar mais atenção ao sono dos motoristas.

Atitudes nocivas que podem ocasionar sono nos motoristas

– A privação do sono é apenas uma das causas do estado de sonolência.

– Os medicamentos também podem ser um verdadeiro problema. Isso porque muitos remédios ocasionam sonolência como os tranquilizantes, remédios para a gripe, anti-histamínicos, etc.

– A apneia obstrutiva ocasiona uma qualidade de sono bastante deficitária, por isso as pessoas que sofrem com esse problema têm dificuldades para dormir e, consequentemente, não conseguem ter energia suficientepara passar horas na direção.

Como melhorar a rotina de sono na estrada?

Para o caminhoneiro o sono é um verdadeiro aliado da produtividade, por isso deve ser regulado da melhor forma. Motorista que dirige com vontade de dormir está colocando a sua vida e a de outros condutores em risco. Isso porque muitos acidentes ocorrem justamente quando a exaustão chega e com ela o cochilo ao volante.

Confira algumas dicas de como reverter essa situação e ter uma boa qualidade do sono e bom desempenho na estrada:

1.   Planeje os períodos de sono

Sempre que possível ajuste o sono conforme sua rotina de trabalho. Estabeleça horários, mesmo que você não se sinta cansado. O importante é fazer com que sua mente entenda que aquele momento é para “desligar”.

2.   Não fracione o sono ao longo do dia

Evitar dormir em vários períodos do dia é uma das maneiras de como melhorar o sono. É que, ao dormir as horas recomendadas seguidas, seu corpo consegue se recuperar para o próximo dia. Ao fracionar, seu cérebro não descansa e não consegue completar os ciclos do sono corretamente.

3.   Evite o sono após as refeições e pote por uma alimentação saudável

Uma alimentação leve, com poucos carboidratos e mais verduras e legumes, pode ajudá-lo a evitar o sono que sempre aparece depois das refeições. Por isso, busque sempre fazer pratos coloridos e saudáveis, para não sofrer com a sonolência durante o restante do trajeto.

Evite também pular os horários de costume. Assim, você não vai exceder a quantidade na próxima refeição.Além disso, quando possível, leve sua própria marmita e escolha um cardápio balanceado. Além de contribuir com sua disposição, você também colabora com seu bolso.

4.   Cuidado com as medicações

O cuidado com o horário de tomar as medicações precisa ser observado. Peça orientação ao seu médico e explique sua rotina de trabalho e ele poderá passar o melhor horário para fazer a toma sem comprometer o seu desempenho e atenção na estrada. Isso porque, muitas delas, têm como efeito colateral a sonolência.

5.   Respeite os seus limites

Não tente ir contra a natureza de seu corpo. O sono chegou? Busque um local seguro para tirar um cochilo. Se estiver com outro condutor, peça a ele para trocar com você a direção do caminhão.

Seja para os motoristas iniciantes ou para os mais experientes, o importante é reconhecer os limites do corpo, entendendo exatamente o momento necessário de descanso.

Gostou desse conteúdo? Foi importante pra você?

Deixa seu comentário em nosso blog, dê sugestões sobre assuntos que gostaria de ler por aqui e encaminhe o link para os seus amigos manterem-se informados também!

Fontes consultadas:

https://flexautomotiva.com.br/privacao-do-sono-e-suas-consequencias-na-seguranca-dos-motoristas

https://www.consorcioiveco.com.br/blog/vida-de-caminhoneiro-5-dicas-para-melhorar-rotina-de-sono

Voltar
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!